segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Tutóia: óleo encontrado nas praias do Bairro São José, Moita Verde e Arpoador começa a preocupar autoridades e população local

Tutóia, município maranhense, localiza-se a 456 quilômetros da capital - São Luis, fica no litoral leste do Maranhão, na divisa com o Estado do Piauí.

A imagem pode conter: comida



Tutóia é a entrada do Delta do Rio Parnaíba, chamado de Delta das Américas, através da Baía de Tutóia, da Baía da Melancieira, da Baía do Cajú e da Baía das Canárias.

Foi exatamente numa dessas, a Baía da melancieira que foram avistadas manchas de óleo por pescadores e pelo piloto de uma lancha da Pousada Baluarte, foram eles que trouxeram a notícia ontem, de que possivelmente o óleo que vem atingindo todo o nordeste brasileiro estaria chegando a Tutóia nos próximos dias. E hoje a possibilidade se tonou fato consumado, pois várias quantidades de óleo já foram avistadas e recolhidas das praias por populares e voluntários.

Segundo o senhor Patrik Araújo, empresário do ramo do turismo em Tutóia e presidente da ATRATUR - Associação do Trade Turístico, as autoridades, tais como Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil e até mesmo polos de universidades estão sendo avisadas sobre a situação que ocorre no litoral tutoiense. E enquanto isso, ele e outros voluntários seguem fazendo a limpeza das praias que por ora são identificadas com óleos.
Até o momento se tem informações de que fora encontrado óleo na praia do Bairro São José, Moita Verde, Andreza, Barra  e Arpoador.



Segundo o internauta José Fábio, se baseando em relatos de moradores da ilha do Caju, a existência  de óleo lá é em grande quantidade.

A situação é muito preocupante, pois Tutóia depende muito da pesca, sendo uma região considerada um santuário pesqueiro, onde o camarão se destaca por ser um dos melhores do Nordeste, mas a pesca em Tutóia não se resume apenas na pesca do camarão, mas peixes de várias espécies, caranguejos, mariscos, sururu, siris e etc. É um segmento que fortalece a economia local. 

Tutóia é um dos principais atrativos do Maranhão para a prática do ecoturismo.

A prefeitura de Tutóia emitiu uma nota: PREFEITURA MUNICIPAL DE TUTÓIA
NOTA
Preocupada com o alastramento do óleo no litoral nordestino e com o possível avanço do mesmo no sentido do nosso litoral, a Prefeitura de Tutóia informa que irá instalar, nesta semana um Comitê Gestor de Crise. O Comitê será composto com as Secretarias de Governo de Tutóia, ATRATUR e entidades representativas dos pescadores em Tutóia.
O prefeito Romildo do Hospital acredita que é hora de unir forças e criar estratégias para que o desastre ambiental que assolou o Nordeste seja minimizado ao chegar em Tutóia. ‘O esforço concentrado e o contato permanente com o Governo do Estado, especialmente com as Secretarias Estaduais de Meio Ambiente e Turismo, além do Governo Federal através do Ministério do Meio Ambiente, Embratur, Ibama e Marinha do Brasil será importante na troca de informações e definições de ações de contenção mais efetivas.
Romildo do Hospital
Prefeito Municipal de Tutóia

Nota da ATRATUR: NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA
Infelizmente na data de 17/11/2019 os primeiros resíduos de óleo apareceram nas praias de Tutóia.
A união do povo na mobilização para a retirada do óleo é louvável, mas pedimos encarecidamente que evitem contato direto com o óleo. Os bombeiros recomendam que se tenha o mínimo de segurança no manuseio destes resíduos.

O ideal é estar equipado com máscaras, botas impermeáveis, luvas de PVC ou látex, sendo esta última, imprescindível o uso. Use preferencialmente, camisa e calça de manga comprida, e evite o contato da substância com qualquer parte do corpo sem proteção! O óleo exposto ao sol libera vapores tóxicos, então cuidado para não aproximá-lo do rosto.

Armazenar o material recolhido em tambores, tonéis, baldes e deixar o material fechado, pois o mesmo é inflamável. MUITO IMPORTANTE: Não levem esse material para suas casas! Se trata de olé cru, não refinado, portanto não serve para lubrificante, e ainda pode colocar em risco sua família!
A destinação neste primeiro momento está sendo direcionada a pousada Baluarte que aguardará a definição do IBAMA sobre a destinação correta.
Atenciosamente,
Patrick Araujo
Presidente da Atratur

Veja as imagens a seguir que foram extraídas das redes sociais.











A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre



A imagem pode conter: atividades ao ar livre

A imagem pode conter: comida e atividades ao ar livre


A imagem pode conter: planta, atividades ao ar livre e comida

Nenhuma descrição de foto disponível.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre, água e comida

Um comentário:

Colaboradores

Arquivo do blog